Onde fazer o cartão do sus

Descubra onde fazer o cartão do sus

No artigo de hoje vais ficar a saber onde fazer o cartão do sus, no nosso guia completo.

O Ministério da Saúde regulamentou o Cartão SUS, com o objetivo de unificar a base de dados por meio de um registro único que contém as informações dos pacientes da rede pública de saúde, o que possibilita a criação do histórico de atendimento de cada cidadão.

O objetivo do cartão é organizar e sistematizar dados sobre o atendimento prestado aos usuários, já que através dele é gerado um número nacional de identificação que facilita o acesso à rede de atendimento.

O cartão SUS facilita a comunicação entre os diversos serviços de saúde. Por exemplo: uma equipe de saúde pode acompanhar os procedimentos feitos por uma pessoa usuária do SUS em qualquer ponto do país.

Onde fazer o cartão do sus

Onde fazer o cartão do sus
Onde fazer o cartão do sus

Onde fazer o cartão do sus? Para fazer o seu Cartão SUS que é gratuito, basta se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência, popularmente chamado de Posto de Saúde, ou até a Secretaria Municipal de Saúde de seu Município, portando os seguintes documentos pessoais:

  • Carteira de Identidade (RG),
  • CPF,
  • Certidão de nascimento ou casamento e número de PIS/PASEP (se tiver).

Em alguns municípios, é solicitada a apresentação de comprovação de residência – conta de água, luz, telefone, etc.

Pela internet, é possível fazer um pré-cadastro no Portal de Saúde do Cidadão, informando os dados solicitados e, no final, é gerado um protocolo do cadastro.

Com este protocolo, a pessoa deve procurar o local de cadastramento do Cartão Nacional de Saúde em seu município com os seus documentos e assim o seu pré-cadastro será validado. Após isso, será gerado o número do Cartão Nacional de Saúde que será impresso na hora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *